Como se escreve lousa com s ou com z?

A palavra ‘lousa’ se escreve com a letra S. As regras ortográficas indicam que a letra S terá o som de Z sempre que vier logo após os ditongos. A regra se repete em palavras derivadas de outras que já são escritas com a letra S; em palavras nas quais o sufixo indiquem adjetivo, ocupação feminina, nacionalidade, origem (título) e nas palavras derivadas da conjugação dos verbos querer e pôr. Veja alguns exemplos e entenda como se escreve lousa, com s ou com z.

Lousa com S ou com Z?

“Como se escreve lousa, com s ou com z?”. Imagine essa pergunta estampada em uma lâmina de ardósia, enquadrada na madeira e usada nas escolas para se escrever com giz; pois afinal de contas, nada melhor que uma lousa, a representação do aprendizado, para tirar todas as nossas dúvidas, inclusive essa!

Não é de hoje que o emprego do S ou do Z consegue gerar uma série de dúvidas nas pessoas, justamente pelo fato de a letra S assumir o som de Z em algumas palavras. Pois bem, agora que você já sabe como se escreve lousa, se com s ou com z, entenda um pouco mais sobre algumas regras para o uso do S e do Z para não errar no futuro.

2019 12 09 12.08.56 2195165460823325348 981363322

Quando usar o S

Como vimos no começo do texto, a letra S terá o som de Z quando vier após ditongos. É o caso de lousa, repousa, coisa, náusea, causa, ausência, pausa, etc. Além disso, também usamos a letra S ao invés de Z em:

– Palavras que seu sufixo indique nacionalidade: norueguês, norueguesa, português, portuguesa.

– Palavras que representam título ou origem, como: camponesa, baronesa, duquesa.

– As palavras que derivam da conjugação do verbo ‘querer’ e ‘pôr’, como: ‘quiser’, ‘quiseram’, ‘puseram’, ‘pus’, etc.

Quando o assunto é adjetivo e substantivo também existem regras, porém são mais específicas. Falando de maneira bem resumida, quando o adjetivo deriva de um substantivo abstrato, por exemplo, se escreve com s, como é o caso de saboroso (derivado de sabor), fama (famoso), gosto (gostoso), cheiro (cheiroso), dentre outros. Lembramos que esse texto não substitui a consulta a um professor.

Quando usar o Z

A letra Z é a escolha certa para as seguintes situações:

– Quando o substantivo abstrato originar de adjetivos: rico / riqueza, sutil/sutileza, dentre outros.

– Palavras derivadas do sufixo zal, zeiro, zinho(a), zito(zita): bambuzal, cinzeiro, cafezinho, etc.

– Quando a palavra derivar de outras que já possuem Z no radical: raiz/enraizar, vizinhos/vizinhança, etc

É preciso atenção, pois existem palavras homófonas que, apesar de serem pronunciadas da mesma forma, são escritas de maneira diferente, como traz e trás, noz e nós, coser e cozer, etc. Apesar de várias regras, praticar a leitura e escrita é uma das melhores formas de compreender o uso do Z e S, além das diversas regras gramaticais que existem em nossa língua mãe. Bom, agora já sabemos como se escreve lousa, com s ou com z, mas na dúvida, recorrer a um dicionário é uma ótima alternativa!

Outros artigos

Cadastre-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro de novidades e dicas.

1

Escolha o modelo (pode escolher mais de um)

2

Escolha as medidas. Temos medidas padrão, mas fazemos qualquer medida.

3

Preencha o formulário abaixo e receba o seu orçamento

Solicite um Orçamento:

RESPONDEMOS EM ATÉ 2 HORAS ÚTEIS

Concordo que os dados sejam base para orçamento e contato comercial nos termos da LGPD.

Imetro.png

Parceria Social:

Usamos cookies para melhorar sua experiência!

Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies e o tratamento de dados conforme nossa Política de Privacidade.